fbpx
29 de fevereiro de 2024

Imagens de Radar do Vulcão Eyjafjallajökull Mostram Diferenças Antes e Depois da Erupção

A imagem do vulcão Eyjafjallajökull foi obtida usando dois registros, um feito antes e outro feito depois da erupção. Na imagem é possível distinguir mudanças no sinal registrado pelo radar: essas mudanças são marcadas pela presença de áreas vermelhas e verdes.

As novas aberturas na cratera são claramente visíveis na parte direita da imagem com bordas verdes brilhantes. As grandes áreas vermelho escuro e verde ao redor da cratera se estendem na direção leste e podem ser interpretadas como mudanças causada pelo derretimento do gelo e pelo depósito de cinzas expelidos pelo vulcão durante a erupção. As zonas em azul representam áreas onde não ocorreram mudanças.

Essa outra imagem em cores falsas obtidas a partir de um processamento diferente dos mesmos dados mostra mudanças nas áreas vermelhas e azul clara. Na parte esquerda da imagem pode se ver claramente traços deixados pelos pesquisadores quando estiveram na geleira estudando seu comportamento.

Fonte:

http://www.telespazio.it/news2010_14.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo