A câmera NAVCAM da sonda Rosetta fez imagens do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko a cerca de 300 km de distância de seu alvo. O Sol está na direção inferior das imagens.
As imagens aqui apresentadas foram feitas pela sonda Rosetta no dia 3 de Agosto de 2014 e mostra claramente os dois lobos que constituem o núcleo duplo do cometa, além de apresentar claramente a região já conhecida como pescoço que liga os dois lobos.
Pode-se notar claramente nas imagens que o lobo maior, à direita, apresenta um terreno na sua maior parte muito acidentado, repleto de crateras de diferentes tamanhos e formas. Além disso, na parte superior esquerda do lobo maior, pode-se ver uma grande depressão, uma região que parece ter sido escavada por algum processo que afetou e alterou a superfície do cometa.
O lobo menor que aparece no lado esquerdo das imagens, apresenta boa parte de sua extensão mergulhado na sombra. Porém, é possível notar a presença a presença de algumas crateras e um platô bem achatado, mais elevado que se destaca do restante da superfície do lobo menor.
A região do pescoço que liga os dois lobos também pode ser observada claramente e apresenta um terreno bem suave, sem crateras ou qualquer outro tipo de feição visível.
A sonda Rosetta se prepara para entrar na órbita do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, na próxima quarta-feira, dia 6 de Agosto de 2014, e se tornará a primeira sonda a realizar uma manobra desse tipo na história. O vídeo abaixo mostra como será a manobra de entrada da sonda na órbita do cometa.
Fontes:
http://blogs.esa.int/rosetta/2014/08/04/cometwatch-3-august/
http://www.space.com/26727-rosetta-probe-will-spiral-in-to-comet.html