Imagens Cada Vez Mais Espetaculares do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko – Sonda Rosetta a 300 Km de Seu Alvo

cometa_rosetta_3_agosto_01


observatory_1501051A câmera NAVCAM da sonda Rosetta fez imagens do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko a cerca de 300 km de distância de seu alvo. O Sol está na direção inferior das imagens.

As imagens aqui apresentadas foram feitas pela sonda Rosetta no dia 3 de Agosto de 2014 e mostra claramente os dois lobos que constituem o núcleo duplo do cometa, além de apresentar claramente a região já conhecida como pescoço que liga os dois lobos.

Pode-se notar claramente nas imagens que o lobo maior, à direita, apresenta um terreno na sua maior parte muito acidentado, repleto de crateras de diferentes tamanhos  e formas. Além disso, na parte superior esquerda do lobo maior, pode-se ver uma grande depressão, uma região que parece ter sido escavada por algum processo que afetou e alterou a superfície do cometa.

cometa_rosetta_3_agosto_02


O lobo menor que aparece no lado esquerdo das imagens, apresenta boa parte de sua extensão mergulhado na sombra. Porém, é possível notar a presença a presença de algumas crateras e um platô bem achatado, mais elevado que se destaca do restante da superfície do lobo menor.

A região do pescoço que liga os dois lobos também pode ser observada claramente e apresenta um terreno bem suave, sem crateras ou qualquer outro tipo de feição visível.

cometa_rosetta_3_agosto_03


A sonda Rosetta se prepara para entrar na órbita do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, na próxima quarta-feira, dia 6 de Agosto de 2014, e se tornará a primeira sonda a realizar uma manobra desse tipo na história. O vídeo abaixo mostra como será a manobra de entrada da sonda na órbita do cometa.


Fontes:

http://blogs.esa.int/rosetta/2014/08/04/cometwatch-3-august/

http://www.space.com/26727-rosetta-probe-will-spiral-in-to-comet.html

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.