fbpx

Imagem Mostra Os Preparativos Finais Para o Lançamento da Missão IRIS

756423main_iris_cropped_946-710

observatory_150105A imagem acima mostra a sonda e todos os instrumentos científicos integrados e completos da Interface Region Imaging Spectrograph, ou IRIS da NASA na chamada sala limpa da instalação do Lockheed Martin Space Systems, em Sunnyvale, na Califórnia. Os painéis solares estão abertos, mostrando a sonda na configuração que assumirá quando estiver em órbita. A missão IRIS está planejada para ser lançada no dia 26 de Junho de 2013.

Entender a interface entre a fotosfera e a coroa do Sol permanece como um desafio fundamental sobre a ciência solar e heliosférica. A missão IRIS abre uma janela de descoberta nessa região crucial traçando o fluxo de energia e de plasma através da cromosfera e da região de transição na coroa, usando espectrometria e imageamento. A missão IRIS é desenhada para fornecer informações novas e significantes para aumentar o nosso entendimento do transporte de energia na coroa e no vento solar e para fornecer um arquétipo para todas as atmosferas estelares. As capacidades únicas do instrumento, integradas com o estado da arte da modelagem 3D, preencherá um grande vazio sobre o nosso conhecimento da dinâmica dessa região da atmosfera solar. A missão estenderá a saída científica das sondas heliofísicas existentes que seguem os efeitos dos processos de emissão de energia do Sol para a Terra.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2535.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo