fbpx

Imagem Mostra Detalhes do Canal Herigonius e dos Canais Gassendi na Lua


O Canal Herigonius, ou Rima Herigonius aparece com seus meandros ao sul da cavidade colapso “a”, e passa através do estreito entre a feição conhecida como The Pillars, um nome não oficial dado por Chuck Wood. Gradualmente ele se apaga da visão a nordeste da cratera Gassendi. Esse canal sinuoso representa um canal de fluxo vulcânico que uma vez na história da Lua carregou basalto derretido em direção ao sul. A cavidade de colapso “b” é a fonte de outro canal sinuoso que parece interceptar o Canal Herigonius, contudo, imagens de sondas lunares parecem mostrar que ele se apaga antes de alcançar o outro canal.


Os Canais Gassendi, ou Rimae Gassendi, nascem de diferentes tipos de atividades ígneas. Como é típico no interior fraturado de crateras, magmas intrusivos soerguem abaixo do interior da cratera, se elevando e fraturando. Algumas extrusões de lava preenchem a margem sul da Gassendi. Os números romanos, que indicam os vários braços dos Canais Gassendi foram tirados do Lunar Designations and Positions, Quadrant III, compilado por Arthur e Agnieray.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/October+11%2C+2011


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .