
Uma ejeção de massa coronal (CME) que deixou o Sol no dia 16 de Janeiro de 2013 pode lançar um verdadeiro golpe no campo magnético da Terra no dia 20 de Janeiro de 2013. Os pesquisadores da agência NOAA estimam uma chance de 55% para a ocorrência de tempestades geomagnéticas quando a CME chegar. Os moradores das regiões árticas devem estar alertas para a aparição de auroras.
O satélite Solar and Heliospheric Observatory fotografou a CME emergindo do limbo sul do Sol no dia 16 de Janeiro de 2013 às 22:06 UT.
Embora pareça que a CME está engolfando o planeta Mercúrio, ela não está. Mercúrio está atualmente no lado oculto do Sol, ou seja, atrás do Sol enquanto que a CME está no lado visível do Sol, sendo emitida mais ou menos na nossa direção. Essa sobreposição é apenas visual e não física.

Fonte:


oiii eu moro em ponta grossa no parana daki vai dar pra ver algo de diferente no ceu de dia?
oi eu moro em ponta grossa no estado do parana sera ke daki sera possivel ver algo de diferente no ceu?
Acho difícil, ponta grossa está muito ao norte, e só uma mega tempestade geomagnética para se poder ver esse fenômeno aí. Além do mais, essa época do ano, ou seja, inverno no hemisfério norte, é muito mais fácil vê-las no hemisfério norte.
HUMMM BLZ ….. CARA ESSE DIAS BEM DEMANHA EU TAVA INDO TRABALHA ERA MAIS O MENOS 6;30 HRS AI UM POUKINHO ANTES DO SOL NASCE ESTAVA PASSANDO UM RISCO BRILHANTE NO CEU CARA OU ERA UM MEORITO OU UMA ESPECIE DE COMETA KERIA MUITO TIRAR FOTO MAIS NAUM TINHA NEM UMA CAMERA NA HORA……….