Imagem Mostra a Queima do Combustível no Espaço

Pela fato da ausência da gravidade, combustíveis queimam no espaço com um comportamento muito diferente de como acontece a queima na Terra. Nessa imagem, uma gotícula com 3 mm de diâmetro de combustível heptano queima na microgravidade, produzindo fuligem. Quando uma luz brilhante e uniforme é colocada  atrás da gotícula e da labareda e é registrada por uma câmera de vídeo, a fuligem aparece como uma nuvem escura. Técnicas de processamento de imagem podem então quantificar a concentração de fuligem em cada ponto da imagem. Na Estação Espacial Internacional, o experimento chamado de Flame Extinguishing Experiment analisa a combustão desses combustíveis líquidos.

Essa imagem em escala de cinza colorida é composta de imagens individuais obtidas do vídeo das gotículas de combustível. A estrutura amarela brilhante no meio da imagem é a passagem da gotícula, que torna-se menor à medida que ela queima. Estruturas de fuligem iniciais (em verde) tendem a se formar próximo do combustível líquido. Essas estruturas vem junto em partículas cada vez maiores que ultimamente fazem um movimento espiral para fora da zona de labareda em comprimento gerando correntes dançantes.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1956.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.