fbpx

IMAGEM ESPETACULAR MOSTRA O 3I/ATLAS ATRÁS DO SOL!!!

📎 SPACE TODAY STORE: https://www.spacetodaystore.com.br 📎 MASTER CIDADANIA: SITE: https://mastercidadania.com.br INSTAGRAM: https://www.instagram.com/master.cidadania/ 3I/ATLAS – o terceiro objeto interestelar conhecido do mundo, de origem desconhecida, a passar pelo nosso sistema solar – está atualmente se movendo atrás do Sol. Ele só…

📎 SPACE TODAY STORE:
https://www.spacetodaystore.com.br

📎 MASTER CIDADANIA:
SITE: https://mastercidadania.com.br
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/master.cidadania/

3I/ATLAS – o terceiro objeto interestelar conhecido do mundo, de origem desconhecida, a passar pelo nosso sistema solar – está atualmente se movendo atrás do Sol. Ele só voltará a ser visível no céu da Terra, por telescópios amadores, por volta de 11 de novembro. Mas o coronógrafo CCOR-1 da NOAA , a bordo do satélite GOES-19, consegue vê-lo. O cientista cidadão Worachate Boonplod descobriu o cometa nesta imagem do coronógrafo CCOR-1. Parabéns, Worachate! O objeto – que parece ser um cometa – atingirá o periélio (seu ponto mais próximo do Sol) em 29 de outubro.

O objeto interestelar 3I/ATLAS está agora localizado (mais ou menos) na direção do Sol no céu da Terra. Está atrás do Sol em relação à Terra, portanto, aqui no final de outubro de 2025, não pode ser visto no céu da Terra. Ele retornará ao nosso céu oriental antes do amanhecer para observadores telescópicos por volta de 11 de novembro. Nessa ocasião, você precisará de um telescópio de pelo menos 8 polegadas para vê-lo.

Este objeto está em uma trajetória hiperbólica (sem limites) através do nosso sistema solar, com seu periélio (maior aproximação do Sol) previsto para ocorrer em 29 de outubro, a uma distância de cerca de 1,36 UA da nossa estrela. Uma UA corresponde a uma distância Terra-Sol (cerca de 150 milhões de km). Portanto, você pode ver que o cometa não chegará tão perto do nosso Sol quanto a Terra. Seu ponto mais próximo estará logo dentro da órbita do quarto planeta, Marte.

Este objeto – considerado um cometa de outro sistema estelar – não está vinculado ao nosso Sol. Ele eventualmente sairá do nosso sistema solar. Sua maior aproximação da Terra está prevista para 19 de dezembro de 2025, a uma distância de cerca de 1,8 UA (168 milhões de milhas ou 270 milhões de km) da Terra.

Não se espera que o 3I/ATLAS seja visível a olho nu da Terra em nenhum momento. Será possível observar o objeto com telescópios de 20 cm ou maiores… mas o melhor momento para isso só será em novembro, possivelmente no final de novembro, quando o objeto estará no céu da manhã.

Se você o avistar, estará em boa companhia. Entre 2 e 25 de novembro, o Jupiter Icy Moons Explorer ( JUICE ) da ESA observará o cometa com vários instrumentos. Como o JUICE está observando o 3I/ATLAS logo após sua maior aproximação do Sol, é provável que tenha a melhor visão do cometa em um estado muito ativo, com um halo brilhante ao redor de seu núcleo e uma longa cauda se estendendo atrás dele.

FONTE:

https://earthsky.org/space/new-interstellar-object-candidate-heading-toward-the-sun-a11pl3z/

#3I/ATLAS #COMET #alienskin

APRESENTAÇÃO:
Sérgio Sacani
• X: @spacetoday1
• Instagram: @spacetoday1

MARKETING & CONTEÚDO:
Beattriz Gonçalves
• Instagram: @soubiagoncalves
• LinkedIn: /in/beattrizgoncalves

PRODUÇÃO:
Gabriela Augusta
• Instagram: @gabiaugusta_

EDIÇÃO:
Alexandre Ziolkowski
• Instagram: @thealexandrez

FOTOGRAFIA:
Caroline Oliveira
• Instagram: @carolineoliveirafotos

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Arquivo