Imagem da Sonda MESSENGER Mostra Parte da Superfície de Mercúrio Com Extrema Resolução

EN0244286162M.map

observatory_150105Essa é a imagem de mais alta resolução já feita até hoje do planeta Mercúrio. Ela mostra uma área perto de uma cratera de 33 km de diâmetro a sudoeste da Cratera Gauguin. As áreas suaves aqui são provavelmente preenchidas com material ejetado durante a formação da cratera. Somente cinco imagens com resolução melhor que 10 metros por pixel foram feitas nos primeiros dois anos de missão da sonda MESSENGER. Se a segunda missão estendida da MESSENGER for aprovada, muitas outras imagens de alta resolução como essa serão feitas.

Essa imagem foi adquirida como parte das observações planejadas de alta resolução. Observações planejadas são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções muito maiores que os 200 metros por pixel usados nas imagens do mapa base morfológico. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução, mas normalmente algumas áreas que tenham um grande interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1157

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo