A sonda Cassini da NASA observa o planeta Saturno enquanto as sombras de seus anéis se tornam cada vez mais largas na parte sul do planeta à medida que as estações do ano progridem do equinócio de Agosto de 2009 de Saturno.
Em Saturno quando as estações mudam, uma característica marcante é a mudança nas sombras projetadas pelos anéis, pois o ângulo com relação ao Sol se altera e essas sombras podem se tornar mais largas ou mais estreitas dependendo da iluminação. Durante o equinócio no planeta, os anéis projetam uma sombra bem fina no equador de Saturno e a partir do equinócio essas sombras se alargam para norte ou para sul. Enquanto que a imagem acima mostra o efeito no hemisfério sul, a imagem abaixo mostra esse efeito no hemisfério norte.
A imagem acima, foi feita com a sonda olhando na direção norte, para o lado iluminado pelo Sol dos anéis estando somente um pouco acima do plano dos anéis.
A imagem foi feita com a câmera WAC da sonda Cassini no dia 22 de Agosto de 2011, usando um filtro espectral sensível ao comprimento de onda do infravermelho próximo centrado em 939 nanômetros. A imagem foi adquirida a uma distância de aproximadamente 405000 quilômetros de Saturno e o conjunto, Sol-Saturno-Cassini estava em fase formando um ângulo de 140 graus. A escala da imagem é de 21 quilômetros por pixel.
Fonte: