fbpx

Imagem da Sonda Cassini da NASA Mostra O Mundo Repleto de Crateras de Tétis à Frente da Névoa de Titã

A sonda Cassini observou a superfície castigada por impactos e por isso com elevado número de crateras da lua de Saturno Tétis em frente ao enevoado disco do maior satélite do planeta Titã. Tétis, com seus 1062 km de diâmetro está muito mais próxima da sonda Cassini do que Titã, com seus 5150 km de diâmetro. Essa imagem foi feita com a sonda olhando na direção do lado de Titã que fica de frente para Saturno e para uma área entre o hemisfério mostrado e lado voltado para o oposto de Saturno de Tétis. O planeta Saturno está fora da imagem, bem mais a esquerda.

A imagem foi feita usando o filtro verde de luz visível com a Narrow Angle Camera (NAC) da sonda Cassini, no dia 14 de Julho de 2011. A imagem foi adquirida a uma distância aproximada de 3.2 milhões de quilômetros de Titã, e a 1.9 milhões de quilômetros de Tétis, com o conjunto Sol-Titã-Cassini e Sol-Tétis-Cassini em fase com ângulo de 18 graus para ambos os casos. A resolução da imagem é de 19 km/pixel em Titã e de 11 km/pixel em Tétis.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA12778

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .