Imagem 3D de Crateras Degradadas em Vesta

Essa imagem 3D, chamada de anáglifo, mostra crateras degradas no hemisfério norte do asteroide Vesta. Para criar esse anáglifo, duas imagens foram coloridas de forma diferente e foram sobrepostas com um afastamento de modo a criar o efeito de profundidade. Quando observada através dos famosos óculos 3D, esse anáglifo mostra uma visão tridimensional da superfície do asteroide Vesta. O efeito de profundidade nesse anáglifo derivado das diferenças de topografia foi calculado tendo como base o modelo da forma do asteroide Vesta. As três crateras recentes no centro da imagem são bem evidentes quando se observa a imagem acima com ou sem os óculos 3D. Mas as cinco crateras muito maiores e muito degradadas, onde as crateras mais recentes estão sobrepostas, são significantemente mais evidentes quando observadas através do óculos 3D. Essa imagem retrata dessa forma a importância de se olhar um dado tridimensional realmente em três dimensões quando isso é possível.

As imagens usadas para gerar esse anáglifo mostram uma região localizada no chamado Quadrante Gegania e seu centro está localizado nas coordenadas de 12 graus de latitude norte e 44 graus de longitude leste. A sonda Dawn da NASA, obteve essa imagem com sua câmera de enquadramento e através de seu filtro limpo no dia 24 de Julho de 2011. No momento em que a imagem foi adquirida, a distância da sonda Dawn até a superfície do Vesta era de 5200 quilômetros e a imagem tem uma resolução de 485 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida durante a fase de aproximação da missão da sonda Dawn em Vesta.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120306

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.