À medida que o verão Antártico aproxima-se do fim em Março de 2013, o mar congelado e os icebergs flutuam ao longo da Costa Mawson da parte leste da Antártica. O instrumento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer, ou MODIS, a bordo do satélite Aqua da NASA registrou essa imagem em cor natural no dia 15 de Março de 2013.
Enquanto o MODIS adquiria essa imagem, um vento frio estava soprando da Prateleira de Gelo Amery, congelando a água do oceano e criando estrias para fora da borda da prateleira congelada, um evento recorrente nessa região. Facilmente empurrados por vento e correntes, o novo gelo fino forma intrigantes padrões na superfície do mar.
Icebergs de tamanhos variados e idades também flutuam ao longo da costa. O maior deles, foi o B-15T, a parte remanescente de um iceberg muito maior que se formou a muito tempo atrás longe da Costa de Mawson. O B-15 foi gerado da Prateleira de Gelo Ross, na metade do continente gelado em Março de 2000.
Prateleiras de gelo são espessos pedaços de gelo acoplados à linha de costa. Múltiplas prateleiras de gelo ocorrem ao longo da costa Antártica, grandes pedaços regularmente se partem em icebergs que são capturados pelas correntes oceânicas e circulam o continente por anos, do mesmo modo que aconteceu com o B-15T.
Porém, alguns icebergs escapam dessas correntes e derivam para o norte em águas mais quentes. Outro remanescente do B-15, o iceberg B-15J, derivou para o norte e se quebrou em pedaços menores em Dezembro de 2011 e Janeiro de 2012.
Fonte:
http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=80710&src=twitter-iotd