Essa impressionante imagem da porção interior da galáxia espiral M66 na constelação do Leão foi capturada pelo Telescópio Espacial Hubble, e revela um braço espiral distorcido e em forma de gancho e um núcleo deslocado, ambas as estruturas aparecem machucadas por terem sofrido com a guerra gravitacional entre as galáxias vizinhas, M65 e NGC3628.
Coletivamente, esse trio de galáxias é conhecido como Trinca de Leão, um dos alvos favoritos para observadores amadores e amantes da astrofotografia. Descoberta por Charles Messier, a M66 há muito tempo é conhecida por exibir uma estrutura estranha, um braço fortemente envergado para leste e outro para oeste como se eles saíssem do plano da galáxia. A causadora dessa confusão é a NGC3628, que possui um longo feixe de estrelas apagadas com 400000 anos-luz de comprimento e que retirou estrelas da M66 quando elas passaram perto uma da outra a um bilhão de anos atrás. Como resposta, o bulbo central da M66 foi deslocado do seu centro, fazendo com que a galáxia pareça torta e é claro que existe alguma atividade ao redor do buraco negro central que é alimentado pelo gás proveniente da barra galáctica central. Alguma atividade de Seyfert do tipo 2 (onde uma vasta linha de emissão do disco de acresção quente ao redor do buraco negro é bloqueada pelo gás e pela poeira) e uma fraca emissão de rádio da galáxia tem sido detectada irradiando das profundezas da M66. Todas essas características são típicas de galáxias espirais perturbadas gravitacionalmente.
A nova Advanced Camera for Surveys (ACS) do Hubble é capaz de registrar longas linhas negras de poeira nos braços espirais, bem como nós brilhantes azuis e rosas de aglomerados de estrelas quentes, suas formações são estimuladas pela força gravitacional das galáxias próximas.
A Trinca de Leão é um grupo de várias galáxias espirais, cobrindo algumas categorias do diagrama de Edwin Hubble que classifica as galáxias. A Messier 65 é uma espiral do tipo Sa, significando que ela é definida por um bulbo central e pequenos braços espirais. A Messier 66, como foi visto, é um pouco mais irregular nas bordas conferindo a ela a classificação de Sb, mas como tem a presença de barras pode ser classificada como SBb, onde o B maiúsculo designa a presença de barras. A NGC3628 tem um núcleo mais fraco e é então designada como Sc. A Messier 66 é a maior das três com 100000 anos-luz de diâmetro, e a distância entre a M66 e a M65 é de apenas 200000 anos-luz. Junto, o trio localiza-se a 33 milhões de anos-luz de distância.
Fonte:
it is my first reply on this blog and firstly I would like to thank for the useful information, which I found in this and all previous posts , it really helped me a lot. I will definitely add this website on my google reader 🙂 Also, I would like to ask – don't you mind if I will quate some information from your blog because I am writing articles for the Bukisa, Ezine and other articles directories (this is my part time job)? It would really help me with some of mine articles. Of course, I will mention your blog title or URL (not all articles directories allows URL's , so I can't 100% promise that you will get a direct link to your blog).
Just want to say what a great blog you got here!
I've been around for quite a lot of time, but finally decided to show my appreciation of your work!
Thumbs up, and keep it going!
Cheers
Christian, iwspo.net
Howdy, just a short note to swing by and say thx for the insights on this page. I ended up on your blog after searching wellness and fitness related stuff on Yahoo… guess I somewhat lost my focus! Nonetheless I shall be back again in the future to look at your posts down the road. See you later
Very interesting information. Thanks for sharing.