fbpx

Hubble Faz Imagem Espetacular do Aglomerado Globular Terzan 1

Terzan 1 é um aglomerado globular que fica a cerca de 22.000 anos-luz da Terra na constelação de Escorpião. É um dos 11 aglomerados globulares que foram descobertos pelo astrônomo turco-armênio Agop Terzan entre 1966 e 1971, quando ele trabalhava na França, baseado principalmente no Observatório de Lyon.

Um tanto confuso, os 11 aglomerados globulares Terzan são numerados de Terzan 1 a Terzan 12. Isso se deve a um erro cometido por Terzan em 1971, quando redescobriu Terzan 5 – um aglomerado que ele já havia descoberto e relatado em 1968 – e o nomeou Terzan 11. Ele publicou sua descoberta ao lado de Terzan 9, 10 e 12. Ele rapidamente percebeu seu erro e tentou renomear Terzan 12 como Terzan 11. Infelizmente, ele não deixou claro que Terzan 5 e Terzan 11 eram um e o mesmo, embora outro astrônomo, Ivan Robert King, tenha publicado uma nota para tentar esclarecer a confusão. Hoje em dia, a maioria dos artigos reconhece o Terzan 5 e o Terzan 12 originais e aceitam a estranheza de que não há Terzan 11. No entanto, houve casos de confusão na literatura científica nas últimas décadas.

Terzan 1 não é um novo alvo para o Hubble – uma imagem do aglomerado foi lançada em 2015 , tirada pela Wide Field Planetary Camera 2 (WFPC2) do Hubble. Esse instrumento foi substituído pela Wide Field Camera 3 (WFC3) durante a missão de manutenção do Hubble de 2009 . O WFC3 tem um poder de resolução superior e um campo de visão mais amplo do que o WFPC2, e a melhoria é óbvia nesta imagem fantasticamente detalhada.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, R. Cohen

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2241a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo