Hubble Faz Imagem Espetacular de Dois Raros Objetos Herbig-Haro

Os objetos Herbig-Haro estão entre os objetos mais raros de se ver no céu noturno. Eles assumem a forma de finos jatos de matéria que flutuam ao redor do gás e das estrelas. Nessa bela imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble, estão dois objetos Herbig-Haro, catalogados como HH46 e HH47, que ficam localizados na constelação de Vela, a uma distância de mais de 1400 anos-luz da Terra. Antes da sua descoberta em 1977 pelo astrônomo norte-americano R. D. Schwartz, o mecanismo exato pelo qual esses objetos multicoloridos se formavam era algo desconhecido.

Antes de 1977, era teroizado por Schwartz e outros que os objetos poderiam ser um tipo de nebulosa de reflexão, ou um tipo de onda de choque formada a partir do gás emitido por uma estrela interagindo com a matéria ao seu redor. O mistério foi finalmente resolvido quando uma protoestrela, que não é vista na imagem, foi descoberta no centro dos longos jatos de matéria. O fluxo de matéria, com cerca de 10 anos-luz de diâmetro é ejetado de uma estrela recém-formada e é violentamente expelido a uma velocidade de 150 km/s. Quando atinge o gás existente ao redor, a colisão cria a brilhante onda de choque que é vista na imagem.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, B. Nisini

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2107a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.