fbpx
22 de dezembro de 2024

Hubble Faz Bela Imagem do Arp 298 Preparando o Terreno Para o James Webb

Esta imagem impressionante do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA mostra o Arp 298, um par impressionante de galáxias em interação. O Arp 298 – que compreende as duas galáxias NGC 7469 e IC 5283 – fica a cerca de 200 milhões de anos-luz da Terra na constelação de Pégaso. A maior das duas galáxias retratadas aqui é a galáxia espiral barrada NGC 7469, e a IC 5283 é a sua companheira menor. A NGC 7469 também abriga um buraco negro supermassivo ativo e um anel brilhante de aglomerados de estrelas.

O “Arp” no nome deste par de galáxias significa que eles estão listados no Atlas de Galáxias Peculiares compilado pelo astrônomo Halton Arp. O Atlas of Peculiar Galaxies é uma galeria de galáxias estranhas e maravilhosas contendo estruturas peculiares, apresentando galáxias exibindo tudo, desde braços espirais segmentados até anéis concêntricos. Este par de galáxias em interação é uma visão familiar para o Hubble – um retrato das galáxias em fusão em Arp 298 foi publicado em 2008 .

Esta imagem do Arp 298 contém dados de três propostas separadas do Hubble. Ao combinar observações de três propostas, o Arp 298 é capturado em detalhes gloriosos em sete filtros diferentes de dois instrumentos do Hubble — a Wide Field Camera 3 e a Advanced Camera for Surveys .

O processo de planejamento das observações do Hubble começa com uma proposta – um plano detalhado do que um astrônomo pretende observar e sua motivação científica para fazê-lo. Uma vez por ano, essas propostas são reunidas e julgadas em um processo de revisão exaustivo que avalia seu mérito científico e viabilidade. Menos de 20% das observações propostas em qualquer ano passarão por esse processo e serão aprovadas, o que torna o tempo de observação com o Hubble altamente valorizado.

Este sistema será uma das primeiras galáxias observadas com o Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA/CSA como parte Discretionary Early Release Science Programs do Diretor no verão de 2022.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, A. Evans, R. Chandar

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2208a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo