Hubble Faz Bela Imagem da Galáxia Espiral NGC 3169

O Telescópio Espacial Hubble, dentre tantos objetos que observa, um deles parece ser mais especial, as galáxias. Não é por menos, não é mesmo, o Hubble foi mandado para o espaço para entender a evolução do universo, e uma maneira de se entender isso é observando as galáxias. No meio de tantas galáxias, obviamente, o Hubble adora fotografar as galáxias espirais, aquelas que são relativamente parecidas com a nossa galáxia. E ao fazer isso inúmeras vezes, ele consegue, muitas vezes registrar as galáxias espirais em ângulos bem interessantes. A imagem acima é um bom exemplo disso, onde uma galáxia espiral foi registrada com um ângulo bem interessante.

A galáxia em questão é a NGC 3169, e ela possui espessas camadas de poeira mergulhadas dentro de seus braços espirais. A poeira cósmica é composta por uma grande variedade de partículas, incluindo gelo de água, hidrocarbonetos, silicatos e outros materiais sólidos. A poeira cósmica possui muitas origens e fontes, desde restos de estrelas e de planetas até moléculas modificadas por milhões de anos pela interação com a luz das estrelas.

A NGC 3169, está localizada a aproximadamente 70 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Sextans. Ela é parte do grupo de galáxias conhecido como Leo I, que como o Grupo Local, onde está a nossa galáxia, está contido numa congregação galáctica maior, conhecida como Superaglomerado Virgo.

O texto original dessa imagem foi escrito pela Agência Espacial Europeia e adaptado por mim mesmo para o português.

O crédito da imagem é da ESA/Hubble & NASA, L. Ho

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2019/hubble-snaps-a-galactic-potpourri-of-particles

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.