Hematita cinza cristalina (Fe2O3) foi detectada pela primeira vez em Marte usando o Thermal Emission Spectrometer (TES). O local de pouso escolhido para a sonda Mars Exploration Rover Opportunity foi um desses locais com hematita na região do Meridiani Planum em Marte.
Após pousar e vagar pela superfície ao redor, os cientistas descobriram que a hematita ocorria em tamanhos milimétricos como partículas arredondadas que estavam concentradas ao longo das superfícies superiores dos solos.
Nessa imagem da HiRISE feita dentro da região de Capri Chasma, o instrumento TES também detectou a mesma hematita cristalina cinza como a que foi encontrada na região de Meridiani Planum. A imagem com cor realçada mostra uma superfície vermelha, consistente com um material que contém o elemento ferro. As planícies aqui são similares àquelas vistas na região de Meridiani Planum e sugerem que as partículas ricas em hematita se concentram na parte superior dos solos onde elas podem ser detectadas pelo instrumento TES que se encontra na órbita de Marte.
Fonte: