fbpx
27 de fevereiro de 2024

Helicóptero Ingenuity da NASA Completa o Seu Voo De Número 22 em Marte

O helicóptero Ingenuity da NASA voou novamente em Marte, pela vigésima segunda vez.

O Ingenuity , o pequeno helicóptero que pesa 1.8 kg permaneceu no ar por 101.4 segundos e atingiu uma altitude máxima de 10 metros durante a subida que ocorreu no último domingo, dia 20 de março de 2022.

O Ingenuity e o rover Perseverance da NASA pousaram juntos dentro da Cratera Jezero em Marte em fevereiro de 2021. A Cratera Jezero hospedou um lago e um delta de rio bilhões de anos atrás, tornando-o um ótimo local para o Perseverance, que tem como objetivo encontrar vestígios de vida antiga em Marte, além de coletar amostras do solo marciano para uma futura missão que irá trazer essas amostras para a Terra.

O pequeno helicóptero superou rapidamente sua missão original de cinco voos, que foi projetada para mostrar que a exploração aérea é possível em Marte . Após esse sucesso, a NASA concedeu ao Ingenuity uma extensão da missão, durante a qual a aeronave tem ajudado na missão do Perseverance de explorar o Planeta Vermelho.

Os membros da equipe do rover estão atualmente direcionando o Perseverance para uma parte acessível do antigo delta, e as observações do Ingenuity estão ajudando a escolher qual a melhor rota a seguir.

Durante seus primeiros 21 voos, o Ingenuity voou um total de 4647 m e permaneceu no ar por quase 39 minutos, de acordo com um registro de voo mantido pela equipe da missão .

Esses números devem continuar crescendo além das adições fornecidas pelo voo de domingo. O Ingenuity está bem, não apresenta problemas e devido a isso e principalmente ao sucesso da utilização de um pequeno helicóptero em Marte, a sua missão foi estendida até pelo menos o mês de setembro de 2022.

Fonte:

https://www.space.com/nasa-mars-helicopter-ingenuity-flight-22

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo