Glaciação Observada Em Nuvens do Tipo Cirros

A glaciação em nuvens é o rápido crescimento de cristais de gelo, que ocorre com mais frequência nas nuvens do tipo cirros, normalmente levando à precipitação de cristais. As nuvens cirros apresentadas na imagem acima foram observadas flutuando sobre o Warren Wilson College perto de Asheville, na Carolina do Norte. A aparência das nuvens em forma de vírgula é causada pela queda de cristais de gelo maiores em regiões com diferentes direções de vento. Nesse caso, os ventos de altura mais baixa ocorrem vindos do sul, ou seja, a partir da direita na foto acima. As partes superiores das nuvens cirros, ou seja, as raízes do topo das nuvens, estão recuando a partir do observador, ou seja, se movendo para oeste. O movimento e a formação de caudas em forma de vírgula podem ser vistas na animação mostrada abaixo. A foto acima foi feita no dia 3 de Dezembro de 2011.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/04/glaciating-cirrus-clouds.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.