fbpx
26 de dezembro de 2024

Carajás Vista do Espaço

Encontrar uma das maiores minas de minério de ferro do mundo num canto remoto da floresta amazônica, foi um acidente, de acordo com o site mining-technology.com. Em 1967, um helicóptero com um time de geólogos da subsidiária americana U.S Steel, pousaram no topo da serra para reabastecer. Os geólogos reconheceram minério de ferro na superfície da serra, e quatro décadas depois, uma das maiores minas de minério de ferro tomou esses lugar.

Essa imagem da Mina de Ferro de Carajás foi feita pelo satélite EO-1 da NASA. Terraços em camadas de terra vermelha revelam o método utilizado na mineração. Carajás é uma mina a céu aberto, onde o minério de ferro é removido da superfície, camada por camada. Em 2007, 296 milhões de toneladas de ferro foram extraídas da mina. Estima-se que a mina tenha 18 bilhões de toneladas de ferro, mais ouro, manganês, cobre e níquel.

A Mina de Carajás se localiza na Serra de Carajás na região norte do Brasil. O terreno da serra é ainda evidente em regiões não exploradas ao redor da mina. A terra exposta de coloração vermelha contrasta com o verde da floresta. A Companhia Vale do Rio Doce que explora a mina, preserva a floresta próxima. Na segunda imagem regiões de desflorestamento podem ser observadas ao norte da mina.

carajas_00

carajas_01

(Fonte: http://earthobservatory.nasa.gov)

Arquivo