fbpx

Geoengenharia Para Controlar o Aquecimento Global

A Terra precisa de uma grande erupção vulcânica a cada 18 meses para poder controlar a temperatura no planeta e assim conter os efeitos do aquecimento global. A geoengenharia pode auxiliar nisso.

Um novo relatório da Academia Nacional de Ciências do EUA diz que reparar os danos causados pelo aquecimento global será algo extremamente complicado e com um custo sem precedentes.

Tratamentos severos para combater alguns dos efeitos do aquecimento global incluem a injeção de partículas de dióxido de enxofre semelhantes a uma gigantesca erupção do Monte Pinatubo a cada 18 meses na atmosfera para reduzir as temperaturas e prorrogar o derretimento das geleiras e o conseqüente aumento do nível dos oceanos, relata a revista The Ecologist. Outras opções da chamada geoengenharia incluem instalar espelhos no espaço e o reflorestamento. As abordagens de geoengenharia são de alto risco e levantam algumas questões sobre quais efeitos elas terão para o planeta deixando muitos cientistas e muitos políticos de certo modo tímidos para utilizá-las.

Fonte:

http://www.theecologist.org/News/news_round_up/577084/geoengineering_wont_stop_sealevel_rises_study_predicts.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo