Fotos Coloridas da Antártica de 1914

Quando o Sir Ernest Shackleton programou sua viagem para a Antártica a bordo do famoso Endurance em 1914 ele levou consigo 27 homens, entre eles, um cozinheiro, um biólogo, um carpinteiro, dois cirurgiões e um fotógrafo australiano, Frank Hurley.

Hurley já havia estado na Antártica e retornaria algumas vezes depois, seu trabalho na sua maioria é constituído de fotos em preto e branco. Mas uma coleção de fotos feitas da expedição do Endurance de Shackleton é considerada um dos primeiros trabalhos de fotos coloridas já feitos.

O Endurance ficou aprisionado no gelo, e depois de um tempo se partiu e afundou, e o equipamento de Hurley que pesava mas 40 libras foi abandonado. Nos nove meses seguintes até que eles fossem resgatados, Hurley usou somente uma câmera pequena e três rolos de filme, mas mesmo assim as imagens são sensacionais.

Shackleton insistiu que eles iriam somente levar uma parte das pesadas chapas fotográficas de volta com eles. Então, ele e Hurley selecionaram 120 para levar de volta, e o resto, aproximadamente 400 chapas, foram esmagadas e deixadas para trás.

Fonte:

http://www.npr.org/blogs/pictureshow/2011/03/21/134600450/antarctica-in-color-1914?ft=1&f=1007

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.