Foto Mostra as Cataratas do Niágara no Inverno

A foto acima mostra a Cataratas do Niágara parcialmente congelada e foi feita no dia 9 de Março de 2010. Um arco-íris de spray na parte inferior esquerda deixa as cataratas ainda mais bonitas nessa foto. O Rio Niágara, parte da bacia de drenagem do Rio St. Lawrence/Grandes Lagos, é duto que leva a água desde o Lago Erie para o Lago Ontário, uma mudança de elevação de 99 metros. Grande parte dessa mudança de elevação acontece nas Cataratas do Niágara, que tem uma queda de 65 metros de cima a baixo.

Na ocasião dessa foto, as Cataratas do Niágara, do lado americano estavam congeladas durante uma parte do inverno, mas o volume de água consideravelmente maior fluindo sobre as Quedas Horseshoe no lada canadense da fronteira  impedem que essa parte da queda se congele no inverno. A última vez que as quedas do lado americano se congelaram por completo foi em 1949. Contudo, a instalação de certos mecanismos regulam atualmente o fluxo do Rio Niágara minimizando assim o risco de eventos de congelamento, e de fato desde a instalação desses mecanismos, não houve mais o registro de congelamentos.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/02/niagara-falls-in-winter.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.