fbpx
17 de setembro de 2021

Foi Só Um Susto!!! Câmera do Hubble Volta a Funcionar Depois De Pane Em Sistema de Telemetria

No período da tarde, do dia 8 de Janeiro de 2019, o software instalado na Wide Field Camera 3 do Telescópio Espacial Hubble, detectou níveis de voltagem acima do limite estipulado para ela funcionar. O instrumento então, automaticamente suspendeu suas operações, como se estivesse entrando no modo de segurança. Após investigações, os níveis de voltagem pareceram estar dentro do limite normal, mesmo que os dados não fossem tão precisos assim para determinar. A telemetria vinda do equipamento mostrava que todos os circuitos continham valores errados, indicando um problema com esse sistema de telemetria e não com a bateria.

Todos os circuitos de telemetria foram então desligados e ligados novamente, dados foram coletados e o instrumento estava pronto para retornar às observações. Todos os valores estavam normais. Testes e calibrações adicionais foram feitas nas 48 e 72 horas seguintes, para garantir que o instrumento estava operando normalmente. Os engenheiros também coletaram dados anteriores e posteriores ao procedimento para ter certeza de que todos os valores agora estavam corretos e também para poder investigar onde foi o problema ocorrido.

A Wide Field Camera 3 do Hubble, foi instalada durante a última missão de serviço no telescópio espacial ocorrida em 2009. Mais de 2000 artigos científicos já foram publicados usando os dados coletados por essa câmera. O Hubble está entrando no seu vigésimo nono ano de operação, lembrando que quando ele foi lançado o plano inicial era que ele funcionasse por 15 anos, ou seja, está praticamente com o dobro do tempo previsto originalmente.

Depois de todos os testes, e verificações feitas, a Wide Field Camera 3 do Hubble voltou a operar normalmente e completou a sua primeira operação científica, desde seu desligamento no dia 17 de Janeiro de 2019.

Uma coisa importante, embora o governo norte-americano esteja em shutdown, isso não afeta operações de satélites, nem de voo, nem nada disso, somente os serviços considerados não prioritários é que ficam suspensos, no mais a NASA e as outras agências estão funcionando normalmente.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2019/wide-field-camera-3-anomaly-on-hubble-space-telescope

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo