Falcon 9 É Lançado Com Suprimentos Para a ISS

A foto acima mostra o foguete Falcon 9 com seus 2 estágios, decolando do Space Launch System 40 na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral levando consigo a cápsula Dragon com suprimentos para a Estação Espacial Internacional. A decolagem aconteceu às 13:36, hora de Brasília, da última sexta-feira, dia 15 de Dezembro de 2017. A Dragon está levando grande suprimentos, equipamentos e novos experimentos científicos para o laboratório orbital da Terra. Os astronautas da NASA, Mark Vande Hei e Joe Acaba usaram o braço robótico da ISS para capturar a Dragon quando ela chegou na ISS, nesse domingo, dia 17 de Dezembro de 2017 pela manhã.

Dentro da Dragon estão indo materiais de pesquisa, incluindo um experimento que visa demonstrar os benefícios de se fazer filamentos de fibra óptica em ambientes de microgravidade. Além disso, segue a bordo da Dragon um equipamento chamado Total and Spectral Solar Irradiance Sensor da NASA, ou TSIS-1, que irá medir a energia do Sol que chega na Terra, e o Space Debris Sensor (SDS) que irá medir o ambiente orbital de detritos ao redor da ISS, um experimento que deve doar de 2 a 3 anos.

Na sexta-feira foi feita uma live no canal Space Today TV, onde mostramos como foi o lançamento e a volta do primeiro estágio. O vídeo está abaixo, e na descrição você pode pular diretamente para o momento da decolagem e da volta do primeiro estágio.

Crédito da Imagem: NASA/Tony Gray and Sandra Joseph

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/new-research-launches-to-space-station-aboard-spacex-resupply-mission

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.