fbpx

Explicando os Detalhes do Mosaico da Via Láctea

Segue a explicação dos detalhes destacados no mosaico da via Láctea:

1 – Nebulosa Eta Carina (NGC 3372) é uma nuvem de gás com aproximadamente um ano-luz de comprimento se expandindo a uma velocidade de 2.3 milhões de km/h. Dentro da nuvem existe uma das regiões que possui algumas das estrelas mais massivas irradiando 5 milhões de vezes mais energia que o Sol.

2 – Grande Nuvem de Magalhães localiza-se na constelação de Dourado ela mede 10.8 graus por 9.2 graus. A luz observada dessa galáxia é similar a de uma estrela com magnitude 0.4.

3 – Pequena Nuvem de Magalhães localiza-se em tucano. Ela é a segunda maior galáxia no céu em tamanho aparente. Ela mede 5.3 graus por 3.1 graus. Suas estrelas combinadas emitem uma luminosidade de magnitude 2.7.

4 – Rigil Centaurus é uma estrela tripla também conhecida como Alpha de Centauro. Essa estrela é a terceira mais brilhante do céu e é o sistema mais próximo da Terra. sua componente mais próxima se localiza a 4.2 anos-luz de distância.

5 – O centro galáctico do ponto de vista da Terra se localiza na constelação de Sagitário.

6 – O céu na região de Antares, possui aglomerados globulares, nebulosidade negra e a espetacular região da estrela Rho Ophiuchi.

7 – Omega Centauri (NGC 5139) é o maior aglomerado globular da nossa galáxia. Ele aparece com um tamanho um pouco maior que a Lua cheia, brilha com uma magnitude de 3.5 e possui aproximadamente 10 milhões de estrelas.

8 – O saco de carvão é uma nebulosa negra localizada na constelação do Cruzeiro do Sul. Nebulosas negras são nuvens de gás e poeira interestelar frios.

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo