Eu e Minha Sombra

pia17162_full


observatory_150105Os anéis de Saturno, geram sombras no planeta, mas as sombras parecem serem geradas de dentro para fora. A borda do anel mais externo de Saturno, o Anel A, pode ser vista na parte superior esquerda da imagem acima. Movendo-se em direção à parte inferior da página, pode-se ver a apagada Divisão de Cassini, o opaco Anel B, e o mais interno Anel C, que contém alguns pequenos anéis que aparecem escuros contra Saturno, nessa geometria específica. A metade inferior da imagem mostra as sombras desses anéis em ordem reversa sobrepostas contra o disco do planeta: o C, o Anel B, a Divisão de Cassini e a metade interna do Anel A.

Essa imagem foi feita com a sonda Cassini apontando sua câmera para o lado não iluminado dos anéis, a cerca de 28 graus abaixo do plano dos anéis. A imagem acima foi feita com a câmera de grande angular da sonda Cassini, no dia 2 de Dezembro de 2013, usando um filtro espectral que preferencialmente admite os comprimentos de onda da luz infravermelha próxima centrada em 752 nanômetros.

A imagem acima foi adquirida a uma distância aproximada de 1.2 milhões de quilômetros de Saturno com o conjunto Sol-Saturno-Cassini, em fase com ângulo de 57 graus. A escala da imagem é de 72 quilômetros por pixel.

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da Agência Espacial Europeia, e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington, D.C. O módulo orbital Cassini e as duas câmeras a bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento está baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado. Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visitem, http://www.nasa.gov/cassini e http://saturn.jpl.nasa.gov. O site da equipe de imageamento da Cassini, é: http://ciclops.org.

Fonte:

http://www.nasa.gov/jpl/cassini/pia17162/#.U2AbMfldXzg


alma_modificado_rodape105

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo