As Estranhas Árvores Garrafas do Arquipélago de Socotra no Iêmen

A foto acima mostra uma árvore garrafa no arquipélago Socotra de Yemen. Essa espécie de árvore tem aproximadamente 1.5 metros de altura. A foto foi feita a leste de Hadibo no caminho para Siqirah. A água azul turquesa do Oceano Índico pode ser vista com clareza contrastando com a costa rochosa da região.

A forma estranha das árvores são decisivas para a sua sobrevivência. Esse tipo de árvore perde toda a sua folhagem durante a estação seca. Seus caules são capazes de armazenar milhares de galões de água, até 30000 galões nas espécies maiores, o que ajuda fazer com que elas sobrevivam às áridas condições onde elas vivem. O fato do arquipélago ser muito isolado garante a incrível biodiversidade da região, 825 plantas de 37 por cento do arquipélago são endêmicas. O arquipélago de Socotra foi nomeado como um patrimônio da humanidade da UNESCO em 2008. A foto acima foi feita em Abril de 2010.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/05/socotra-yemen.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.