Um asteroide do tamanho de um ônibus passou hoje, dia 27 de Junho de 2011 tão perto da Terra, que ele estará mais perto do que alguns satélite do nosso planeta.
O pedaço de rocha, denominado de asteroide 2011 MD, passou a apenas 12000 km acima da Terra, fazendo uma curva bem fechada, forçada pela gravidade da Terra antes de voltar a vagar pelo espaço novamente. O ponto mais próximo da órbita do asteroide com relação a Terra ocorreu às 14:00, hora de Brasília.
Não existe nenhum risco de impacto, disseram os cientistas da NASA. A rocha espacial tem um tamanho estimado entre 9 e 30 metros e é muito pequena para sobreviver à jornada pela atmosfera da Terra caso um impacto acontecesse. Um asteroide desse tamanho, se for constituído principalmente de rochas, se quebraria e queimaria antes de atingir a superfície da Terra. Rochas espaciais constituídas de ferro sobrevivem melhor ao processo de reentrada. Além disso, os cálculos mostraram que o asteroide 2011 MD fez uma curva fechada na Terra e voltou a sua órbita.
“Não existe chance do asteroide 2011 MD se chocar com a Terra, mas os cientistas aproveitarão essa proximidade para estudá-lo em detalhe”, disseram os astrônomos da NASA do Asteroid Watch Program no JPL.
Na sua maior aproximação com a Terra o asteroide passou sobre a costa da Antártica. Ele passou bem abaixo da órbita de satélite geosincronizados que orbitam o nosso planeta a 35786 km de altura. Especialistas dizem que é mínima a chance do asteroide atingir um satélite, simplesmente porque existe um espaço muito grande entre eles e uma quantidade relativamente pequena de satélites.
O asteroide passou bem acima da órbita da Estação Espacial Internacional que fica a 354 km acima da Terra.
Objetos do tamanho do 2011 MD normalmente fazem passagens próximas da Terra como evento de hoje a cada seis anos aproximadamente, estima a NASA. Contudo, nem todos eles são descobertos. Esse pedaço de rocha foi descoberto no dia 22 de Junho de 2011. A passagem mais próxima de um asteroide em relação à Terra ocorreu no dia 4 de Fevereiro de 2011 quando o 2011 CQ1 passou a 5471 km acima da superfície da Terra.
O asteroide 2011 MD, pelas estimativas seria visível com telescópios médios e por observadores experientes que fossem capaz de encontrar o objeto se movendo. Mesmo a NASA não espera ver muito o asteroide.
“Provavelmente não publicaremos fotos do asteroide, mesmo porque ele será apenas um ponto de luz se movimentando”, disse Don Yeomans, do Near-Earth Object Program da NASA. “Astrônomos tentarão usar radar para fazer observações do 2011 MD, mas ele é tão pequeno que mesmo que tenham sucesso, as imagens não serão nada espetaculares”.
Fonte:
http://www.space.com/12082-asteroid-2011-md-headed-earth.html