O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea concedeu um contrato de US$ 72 milhões à Advanced Space para desenvolver uma espaçonave experimental para monitorar o espaço profundo, muito além da órbita da Terra.
O experimento, liderado pela Diretoria de Veículos Espaciais da AFRL, era anteriormente conhecido como Cislunar Highway Patrol System (CHPS) e recentemente foi renomeado para Oracle.
“O nome foi escolhido para reconhecer as realizações do programa Apollo e o compromisso da Força Espacial dos EUA em apoiar a NASA no retorno à Lua”, disse AFRL.
A espaçonave Oracle está projetada para ser lançada no final de 2025 e conduzirá dois anos de experimentos em órbita.
“Nossos principais objetivos para o programa são avançar técnicas para detectar objetos anteriormente desconhecidos por meio de busca e descoberta, detectar objetos pequenos ou distantes e estudar o posicionamento e a navegação de naves espaciais no reino XGEO”, disse James Frith, investigador principal.
XGEO refere-se ao espaço além da órbita geossíncrona até a lua. A Oracle operará nas proximidades do Ponto de Lagrange 1 entre a Terra e a Lua a cerca de 400.000 km de distância da Terra. O cinturão GEO, em comparação, está a cerca de 36000 km acima da Terra.
Um objetivo adicional da Oracle é ajudar a amadurecer a tecnologia de propulsores verdes da AFRL. “Embora ainda não haja planos específicos para reabastecer a Oracle, a AFRL quer incentivar o desenvolvimento civil e comercial de serviços de reabastecimento em órbita”, disse Frith.
O coronel Jeremy Raley, diretor da Diretoria de Veículos Espaciais da AFRL, disse que a Oracle é um experimento importante para entender o ambiente cislunar.
“Assim como a NASA, vamos operar nesses mesmos espaços. E vamos procurar maneiras inteligentes de cooperar”, disse Raley . Tanto a NASA quanto o DoD se preocupam com “consciência de domínio e compreensão do que está acontecendo lá fora”.
A Advanced Space, com sede em Westminster, Colorado, opera o experimento Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment (CAPSTONE), lançado em junho como parte do programa Artemis da NASA .
Fonte:
https://spacenews.com/advanced-space-wins-72-million-air-force-contract-for-lunar-experiment/