Dunas são normalmente encontradas na base de crateras. Na época do inverno nas altas latitudes o terreno é coberto por gelo de dióxido de carbono (gelo seco). Na primavera, esse gelo sazonal evapora e muitas feições únicas em Marte podem ser visíveis. Na base dessa cratera onde não existem dunas, o gelo forma uma camada continua. Nas dunas contudo, faixas negras são formadas a medida que o material da superfície abaixo do gelo é mobilizado e depositado no topo do gelo. Em alguns casos esse material móvel provavelmente desliza e se choca com a duna, enquanto em outros casos ele pode literalmente explodir num processo de liberação de gás semelhante ao estouro de uma champanhe.
Dunas são normalmente encontradas na base de crateras. Na época do inverno nas altas latitudes o terreno é coberto por gelo de dióxido de carbono (gelo seco). Na primavera, esse gelo sazonal evapora e muitas feições únicas em Marte podem ser visíveis.
Na base dessa cratera onde não existem dunas, o gelo forma uma camada continua. Nas dunas contudo, faixas negras são formadas a medida que o material da superfície abaixo do gelo é mobilizado e depositado no topo do gelo. Em alguns casos esse material móvel provavelmente desliza e se choca com a duna, enquanto em outros casos ele pode literalmente explodir num processo de liberação de gás semelhante ao estouro de uma champanhe.
Fonte:
http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_016087_2595