fbpx
27 de setembro de 2021

Dunas Azuis No Planeta Vermelho

Um mar de dunas escuras, esculpida pelo vento, formando longas linhas, circundam a calota polar norte de Marte e cobre uma área maior que o estado norte-americano do Texas. Nessa imagem em cores falsas, as áreas com temperaturas mais frias são mostradas em tonalidades azuladas, enquanto que as regiões mais quentes são mostradas em tonalidades amareladas e laranjas. Assim, as dunas escuras, aquecidas pelo Sol brilham com uma cor dourada. A imagem cobre uma área com 30 quilômetros de largura.

Essa cena combina imagens feitas durante um período de dezembro de 2022 até novembro de 2004, pelo instrumento Thermal Emission Imaging System, que viaja na órbita marciana a bordo da sonda Mars Odyssey. Essa composição faz parte de um conjunto de imagens feitas para marcar o vigésimo aniversário da sonda Mars Odyssey, que é a sonda que está a mais tempo trabalhando na órbita de Marte, na história. A imagem está localizada nas coordenadas de 80.3 graus norte de latitude e 172.1 graus leste de longitude.

Crédito da Imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU

Fonte:

[https://www.nasa.gov/image-feature/blue-dunes-on-the-red-planet]

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo