As Dunas de Areia na Primavera Marciana

No inverno, as dunas em Marte a norte de 70 graus de latitude são cobertas por uma camada sazonal de gelo de dióxido de carbono, gelo seco. Na primavera, quando esse gelo sublima, ou seja, passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso, numerosos fenômenos sazonais podem ser observados.

As dunas de areia de Marte são escuras, mas aparecem rosadas pois elas ainda estão cobertas pelo gelo. O gelo se partiu, a areia escura é visível. Nos lados íngremes das dunas, a areia desliza para baixo em finos canais.

Pontos escuros localizados ao longo da crista das dunas podem ser locais onde o gás está sendo liberado em bolhas, semelhantes ao que acontece com o champanhe, carregando areia para fora em múltiplas direções.

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_025416_2640

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.