Duas Ilhas e Duas Luas

Tudo bem que muita gente pode até estar cansada de ver fotos da tal superlua do último sábado, mas as imagens continuam pipocando por toda a internet e nós não podemos resistir. No caso mostrado acima podemos ver duas imagens que mostram logicamente similaridades, mas também diferenças marcantes. Ambas as fotos basicamente mostram uma estrutura terrestre cônica com uma esfera amarelada em segundo plano, mas as diferenças são extremas. A imagem da esquerda mostra a Lua nascendo sobre o vulcão de El Teide em Tenerife nas Ilhas Canárias. A imagem foi feita desde a ilha vizinha de La Palma a 85 km de distância. O interessante dessa foto é que ela mostra na mesma cena a Lua (um objeto astronômico) e um vulcão, um objeto de estudo geofísico, ou seja, duas de minhas paixões científicas. Na outra imagem, a da direita, pode-se ver a bela Lua nascendo sobre a velha cidade de Corfu. As nuvens que aparecem na frente do nosso satélite fazem com que ele assuma uma aparência igual ao planeta Júpiter, ou seja, apelando para um senso totalmente imaginário das pessoas, o que também é importante para a ciência e para a nossa vida em geral.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/May+8%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.