Duas Belas Animações da Cassini: Prometeus Rodando e Tétis e Dione Dançando

A sonda Cassini da NASA sobrevoou a lua Prometeus de Saturno no dia 27 de Janeiro de 2010 a uma distância de 40000 quilômetros. Nessa época, como sempre, imagens maravilhosas foram lançadas mostrando esse satélite do planeta dos anéis. Mas agora, imagens melhores ainda foram disponibilizadas no Planetary Data System, uma incrível quantidade de detalhes podem ser observados nessa sequência que monta um belo filme dessa lua em forma de batata e que está sendo iluminada pelo brilho do planeta.


Outra sequência de imagens interessante mostram os satélites Tétis e Dione que foram sobrevoados pela Cassini em 6 de Dezembro. Esse pequeno vídeo foi composto por 75 imagens, capturadas de forma sequencial com os  filtros vermelho, verde e azul. Desde o início da missão e principalmente devido ao verdadeiro congestionamento de luas que ocorrem tanto em Saturno como em Júpiter, a Cassini faz esse tipo de evento mútuo desde o início da missão, mas somente há um ano atrás é que as imagens passaram a ser registradas com os filtros coloridos da sonda ao invés dos filtros claros, o resultado são imagens com valor científico muito maior, e esses vídeos além de bonitos são feitos para mostrar a precisão que se consegue atualmente na medição das órbitas dos satélites. As imagens coloridas são úteis e belas porém o trabalho para conseguí-las é muito grande, para cada momento do vídeo a imagem precisa ser processada em suas três componentes para então formar uma só.

Fonte:

http://www.planetary.org/blog/article/00002885/

 

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.