Doces Anéis da Lua

Você consegue ver três anéis de bacia nessa imagem? Olho com atenção. Se precisar dê uma olhada na imagem abaixo. Como a maior parte das bacias, a expressão dos diferentes anéis da Nectaris varia ao redor da bacia. O impressionante anel principal da Altai Scarp com 860 km de diâmetro aparece nesse lado leste da Nectaris como uma cadeia de montanhas baixas vistas entre a Borda e cratera com interior achatado Biot B. O anel próximo menor, que passa através da Catharina no lado oeste, só é visível como umas colinas dispersas ao norte e ao sul da Santbach. Essa parte do anel montanhoso mais interno na verdade tem um nome, as Montanhas Pyrenees na parte superior esquerda e faz divisa com o Mare Nectaris. Existe um quarto anel de bacia, mas ele é marcado por cadeias de mar e não por montanhas. Ele tem aproximadamente 240 km de largura, com um pedaço sendo visto no mar próximo à parte superior esquerda e outro pedaço se esticando  desde a Theophilus até a Fracastorius. De fato, se essa cadeia de anel é a fronteira da área mais interna do colapso para um nível mais baixo (como no Mar Crisium) ela pode explicar o que aconteceu para se perder o arco norte do anel da Fracastorius.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/April+10%2C+2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.