fbpx

DETECTAMOS UM JATO NO COMETA ALIENÍGENA 3I/ATLAS

Um estudo realizado com o telescópio do Observatório do Teide, na Espanha, documentou a primeira detecção de um jato de poeira no cometa interestelar 3I/ATLAS. Ao analisar imagens processadas com filtros especiais, os pesquisadores identificaram uma estrutura de emissão localizada…

Um estudo realizado com o telescópio do Observatório do Teide, na Espanha, documentou a primeira detecção de um jato de poeira no cometa interestelar 3I/ATLAS. Ao analisar imagens processadas com filtros especiais, os pesquisadores identificaram uma estrutura de emissão localizada em uma latitude elevada do núcleo que apresenta uma oscilação periódica a cada sete horas e quarenta e cinco minutos, indicando um período de rotação total de aproximadamente quinze horas e meia. Além de confirmar que o cometa é rico em dióxido de carbono e composto por partículas de poeira grandes e compactas, a pesquisa revelou que o eixo de rotação do objeto aponta para uma direção específica no céu, reforçando que este visitante de outro sistema estelar compartilha características físicas e dinâmicas fundamentais com os cometas originários do nosso próprio sistema solar.

FONTE:
https://www.aanda.org/articles/aa/pdf/2026/01/aa58072-25.pdf

#3iatlas #cometainterestelar #objetointerestelar

APRESENTAÇÃO:
Sérgio Sacani
• X: @spacetoday1
• Instagram: @spacetoday1

MARKETING & CONTEÚDO:
Beattriz Gonçalves
• Instagram: @soubiagoncalves
• LinkedIn: /in/beattrizgoncalves

PRODUÇÃO:
Gabriela Augusta
• Instagram: @gabiaugusta_

EDIÇÃO:
Alexandre Ziolkowski
• Instagram: @thealexandrez

FOTOGRAFIA:
Caroline Oliveira
• Instagram: @carolineoliveirafotos

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Arquivo