fbpx

DETECÇÃO DE NÍQUEL E CIANETO NO 3IATLAS

📎 SPACE TODAY STORE: https://www.spacetodaystore.com.br 📎 MASTER CIDADANIA: SITE: https://mastercidadania.com.br INSTAGRAM: https://www.instagram.com/master.cidadania/ O artigo científico, intitulado "Spatial Profiles of 3I/ATLAS CN and Ni Outgassing from Keck/KCWI Integral Field Spectroscopy", apresenta novas observações sobre o cometa interestelar 3I/ATLAS, um objeto que…

📎 SPACE TODAY STORE:
https://www.spacetodaystore.com.br

📎 MASTER CIDADANIA:
SITE: https://mastercidadania.com.br
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/master.cidadania/

O artigo científico, intitulado “Spatial Profiles of 3I/ATLAS CN and Ni Outgassing from Keck/KCWI Integral Field Spectroscopy”, apresenta novas observações sobre o cometa interestelar 3I/ATLAS, um objeto que se originou fora do nosso sistema solar.
Os pesquisadores utilizaram um instrumento de alta precisão no telescópio Keck, no Havaí, para analisar a “cauda” de gás que o cometa está liberando. Eles confirmaram que o cometa está expelindo dois tipos de substâncias: cianeto (CN) e níquel (Ni).
A principal descoberta do estudo é a forma como esses gases estão distribuídos ao redor do núcleo do cometa. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram medir o perfil de distribuição radial do níquel e do cianeto. Eles notaram que o níquel está muito mais concentrado perto do núcleo do cometa do que o cianeto.
Essa diferença na concentração sugere que o níquel não está sendo liberado diretamente como níquel atômico, mas sim a partir de moléculas maiores que se quebram (se dissociam) muito rapidamente quando expostas à luz solar. Isso favorece a hipótese de que o níquel está ligado a compostos mais complexos, como carbonilos metálicos ou moléculas de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) contendo metal, que se desintegram logo após serem liberados.
Em termos simples, o artigo mostra que a “poeira” e o gás que saem deste cometa de outro sistema estelar têm uma composição e um comportamento que indicam que o níquel está “escondido” em moléculas que se desfazem rapidamente, dando aos cientistas uma pista importante sobre a química dos objetos que se formam em outras partes da galáxia.

FONTE: https://arxiv.org/pdf/2510.11779

#3iatlas #cometa #cometa3iatlas #sistemasolar #astronomia #astrofisica #espaço #objetointerestelar

APRESENTAÇÃO:
Sérgio Sacani
• X: @spacetoday1
• Instagram: @spacetoday1

MARKETING & CONTEÚDO:
Beattriz Gonçalves
• Instagram: @soubiagoncalves
• LinkedIn: /in/beattrizgoncalves

PRODUÇÃO:
Gabriela Augusta
• Instagram: @gabiaugusta_

EDIÇÃO:
Alexandre Ziolkowski
• Instagram: @thealexandrez

FOTOGRAFIA:
Caroline Oliveira
• Instagram: @carolineoliveirafotos

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Arquivo