fbpx

Deslizamentos de Terra no Brasil Vistos Pelo Satélite da NASA

Mais de 800 pessoas já morreram naquilo  que está sendo considerado o pior desastre natural da história do Brasil. Chuvas persistentes no início de Janeiro e um temporal extremo ocorrido em 11 e 12 de Janeiro de 2011 atingiu grande parte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, que foram devastados por deslizamentos de terra e pelos rios que encheram de forma extraordinária e transbordaram causando sérias inundações.

Após semanas com a região repleta de nuvens, o Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer (ASTER) a bordo do satélite Terra da NASA finalmente conseguiu registrar uma imagem (a imagem superior) da região serrana do estado do Rio de Janeiro, no dia 18 de Janeiro de 2011. A imagem inferior das duas imagens mostradas acima foi adquirida pelo mesmo instrumento em 13 de Fevereiro de 2003.

Nessa imagem registrada no infravermelho próximo, a terra coberta por vegetação aparece em vermelho, concreto e materiais de construção aparecem em cinza, as nuvens são brancas, e a terra exposta tende a ser marrom (sendo que algumas superfícies de rochas expostas aparecem mais escuras). Uma comparação entre as imagens de 2003 e 2011, combinada com as notícias e com considerações científicas revelam o provável rastro dos deslizamentos de lama marcados em marrom claro na imagem acima.

Em 12 de Janeiro de 2011, o pior dia de chuva dessa temporada, 26 centímetros caíram em menos de 24 horas em algumas partes das montanhas da Serra do Mar. A cidade de Nova Friburgo, na borda inferior direita da imagem, perdeu no mínimo 389 pessoas devido aos deslizamentos e as inundações, enquanto que a cidade próxima de Teresópolis perdeu no mínimo 324 pessoas. Mais de 400 pessoas ainda estão desaparecidas e dezenas de milhares sofreram danos em suas casas. As inundações ainda varreram cidades Rio de Janeiro e em São Paulo.

De acordo com a Reuters e com base nos dados das Nações Unidas, o evento é o segundo pior em número de pessoas mortas na história do Brasil devido a eventos naturais. O pior aconteceu em 1974 durante um surto de meningite e matou 1500 pessoas.

Ao clicar nas imagens acima é possível acessar a versão de resolução total delas.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=48854

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

5 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • Thanks for your publication. I also feel that laptop computers have become more and more popular today, and now in many cases are the only kind of computer utilized in a household. It is because at the same time that they're becoming more and more very affordable, their processing power keeps growing to the point where these are as strong as desktop out of just a few in years past.

  • Good – I should certainly pronounce, impressed with your web site. I had no trouble navigating through all tabs as well as related information ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, web site theme . a tones way for your customer to communicate. Nice task..

Arquivo