Deslizamentos de Terra no Brasil Vistos Pelo Satélite da NASA

Mais de 800 pessoas já morreram naquilo  que está sendo considerado o pior desastre natural da história do Brasil. Chuvas persistentes no início de Janeiro e um temporal extremo ocorrido em 11 e 12 de Janeiro de 2011 atingiu grande parte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, que foram devastados por deslizamentos de terra e pelos rios que encheram de forma extraordinária e transbordaram causando sérias inundações.

Após semanas com a região repleta de nuvens, o Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer (ASTER) a bordo do satélite Terra da NASA finalmente conseguiu registrar uma imagem (a imagem superior) da região serrana do estado do Rio de Janeiro, no dia 18 de Janeiro de 2011. A imagem inferior das duas imagens mostradas acima foi adquirida pelo mesmo instrumento em 13 de Fevereiro de 2003.

Nessa imagem registrada no infravermelho próximo, a terra coberta por vegetação aparece em vermelho, concreto e materiais de construção aparecem em cinza, as nuvens são brancas, e a terra exposta tende a ser marrom (sendo que algumas superfícies de rochas expostas aparecem mais escuras). Uma comparação entre as imagens de 2003 e 2011, combinada com as notícias e com considerações científicas revelam o provável rastro dos deslizamentos de lama marcados em marrom claro na imagem acima.

Em 12 de Janeiro de 2011, o pior dia de chuva dessa temporada, 26 centímetros caíram em menos de 24 horas em algumas partes das montanhas da Serra do Mar. A cidade de Nova Friburgo, na borda inferior direita da imagem, perdeu no mínimo 389 pessoas devido aos deslizamentos e as inundações, enquanto que a cidade próxima de Teresópolis perdeu no mínimo 324 pessoas. Mais de 400 pessoas ainda estão desaparecidas e dezenas de milhares sofreram danos em suas casas. As inundações ainda varreram cidades Rio de Janeiro e em São Paulo.

De acordo com a Reuters e com base nos dados das Nações Unidas, o evento é o segundo pior em número de pessoas mortas na história do Brasil devido a eventos naturais. O pior aconteceu em 1974 durante um surto de meningite e matou 1500 pessoas.

Ao clicar nas imagens acima é possível acessar a versão de resolução total delas.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=48854

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo