Descoberta a Maior Cratera de Impacto da América do Sul

Parte do entendimento sobre os NEO (Near Earth Objects) provém de se entender os impactos já ocorridos na Terra. Com esse intuito a The Planetary society tem suportado o argentino Max Rocca na sua busca em imagens de satélite e fotografias aéreas por estruturas de impacto previamente não identificadas.

Seu trabalho foi descrito na edição de Setembro/Outubro de 2009 do The Planetary Report, trabalho esse que envolve um campo com mais de cem crateras. Agora, geólogos colombianos  confirmaram e publicaram que a estrutura do Rio Vichada, descoberta por Max é realmente uma estrutura de impacto – a maior da América do Sul. Max, não somente descobriu a estrutura circular de 50 Km de diâmetro em fotos Landsat mas ele também colocou os pesquisadores colombianos envolvidos no estudo dessa estrutura. Eles usaram anomalias de gravidade para imagear as variações gravitacionais na área e então publicaram os resultados creditando a Max a descoberta. O artigo na Earth Sciences Research Journal é assinado pelos pesquisadores da Universidad Nacional de Colombia em Bogotá  e da Ohio State University: Orlando Hernandez, Ralph R.B. Von Frese e S Khurama. Esse último está fazendo um doutorado com esse tema.

A cratera de impacto tem um terço do tamanho da cratera Chicxulub, que dizimou os dinossauros. Uma densa floresta cobre a bacia central de 20 Km de diâmetro e essa bacia é circundada por dois anéis concêntricos de montanhas altamente erodidas com alguns metros de altura. O anel mais externo tem 50Km de diâmetro e o Rio Vichada contorna a sua borda, destacando assim uma feição em semi-círculo que chamou a atenção de Max.

Max escreveu, “Agora nós podemos dizer que nós descobrimos a maior cratera de impacto da América do Sul…obrigado The Planetary Society”!!!

Essa imagem do Landsat-5 mostra a feição circular da estrutura de impacto do rio Vichada - a maior na América do Sul - que foi descoberta por Max Rocca com o apoio da The Planetary Society.

Fonte:

The Planetary Report, Número 1, Janeiro/Fevereiro 2010, volume XXX, página 21

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.