fbpx

Crise no Espaço: Rússia Diz Que Buraco na ISS Pode Ter Sido Sabotagem

A Rússia iniciou uma investigação nessa terça-feira, dia 4 de Setembro de 2019, depois que o responsável pelas atividades espaciais disse que o vazamento de ar na Estação Espacial Internacional na semana passada poderia ter sido causado por uma sabotagem deliberada.

Dmitry Rogozin chefe da agência espacial disse que o buraco detectado na última quinta-feira na nave espacial russa acoplada a estação foi causado por um buraco e que esse buraco pode ter sido feito deliberadamente, na Terra ou até mesmo no espaço.

Os astronautas usaram fitas, e epoxy para selar o vazamento depois dele ter causado uma pequena perda de pressão sem colocar a vida em risco.

“Existiam algumas tentativas no buraco”, disse na segunda-feira a noite na tv, Rogozin.

Ele adicionou que o buraco parecia ter sido feito por uma mão trêmula.

“O que é isso: um defeito de produção ou uma ação premeditada?”, perguntou ele.

“Nós estamos verificando a versão de Terra. Mas existe uma outra versão que não podemos descartar: uma interferência deliberada no espaço”.

Uma comissão tentará identificar o culpado pelo nome, disse Rogozin, falando que isso é uma questão de honra para a RSC Energiya, a empresa russa que constrói as naves Soyuz.

Anteriormente, Rogozin havia dito que o buraco teria sido criado por um pequeno meteoroide.

“Nós já eliminamos a versão do meteoroide”, disse Rogozin no final da segunda-feira.

O buraco está numa seção da nave Soyyuz que não será usada para carregar os astronautas de volta para a Terra.

A empresa Energiya irá verificar todas as naves Soyuz e Progress procurando por possíveis defeitos, tanto na sua produção como no momento onde ela espera para ser lançada, no Cosmódromo de Baikonur.

A ISS é uma das poucas áreas de cooperação da Rússia e dos Estados Univdos que se mantém intacta com a deterioração das relações entre os países e as sanções de Washington.

Atualmente na ISS estão dois cosmonautas russos e 3 astronautas da NASA bem como um astronauta alemão da ESA.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-09-russia-space-station-leak-deliberate.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .