Colunas de Bolhas no Rio Congelado

Essa foto mostrando curiosas bolhas no congelado Rio Aar foi feita no último inverno perto de Umiken, Aargau, Suíça. Esse rio ficou muito frio por alguns dias antes de quando a foto foi feita. Não se sabe exatamente como essas bolhas se formaram, mas provavelmente elas foram lançadas desde o leito do rio e ficaram armazenadas sob uma fina camada de gelo. À medida que as camadas mais profundas da água se congelavam, talvez bolhas adicionais ficaram aprisionadas em locais mais profundos do rio, mais perto do leito do rio. Esse mecanismo também explicaria a aparência achatada das inclusões adicionais. Normalmente, quanto mais alta a velocidade de congelamento, maior é o número de bolhas e maior é o tamanho das bolhas. Nesse caso, a chegada de ar muito frio substancialmente aumenta a taxa de congelamento. Note que o interior de uma das bolhas perto da superfície aparece exposta. A foto acima foi feita no dia 12 de Fevereiro de 2012.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/04/bubble-columns-in-river-ice.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.