A sonda MESSENGER da NASA forneceu as primeiras imagens ópticas de gelo e de outros materiais voláteis congelados localizados dentro de crateras ou de regiões de crateras que ficam permanentemente na sombra perto do polo norte de Mercúrio. As imagens não somente revelam a morfologia desses voláteis congelados, mas elas também fornecem uma ideia sobre quando os gelos ficaram presos e como eles evoluíram.
A duas décadas atrás, imagens de radar feitas da Terra do planeta Mercúrio revelaram que os depósitos polares consistiam de gelo de água. Essa hipótese foi confirmada mais tarde pela sonda MESSENGER por meio de uma combinação de espectrometria neutrônica, modelagem térmica e reflectometria de infravermelho. “Mas juntamente com a confirmação da ideia inicial, existe muita coisa nova para se aprender sobre esses depósitos”, disse Nancy Chabot, principal autora do artigo na revista Geology.
No video abaixo uma descrição das descobertas feitas pela sonda MESSENGER nas crateras Profokiev, Kandinsky e Berlioz. Abaixo vocês podem encontrar os posts no blog onde cada crater é tratada de forma detalhada, e por fim no meu perfil do slideshare é possível encontrar o artigo original publicado na revista Geology onde as descobertas foram relatadas. Boa diversão!!!
Errata: Eu falei no vídeo Cratera Prokofiev, mas é Cratera Profokiev, mil desculpas!!!
Fonte:
http://messenger.jhuapl.edu/news_room/details.php?id=266
Gelo Na Cratera Profokiev:
https://spacetoday.com.br/imagens/sonda-messenger-identifica-gelo-escondido-no-interior-da-cratera-profokiev-em-mercurio/
Gelo Na Cratera Kandinsky:
https://spacetoday.com.br/imagens/vendo-na-escuridao-e-identificando-gelo-de-agua-na-cratera-kandinsky-em-mercurio/
Gelo na Cratera Berlioz:
https://spacetoday.com.br/imagens/sonda-messenger-registra-gelo-enterrado-na-cratera-berlioz-em-mercurio/
Artigo Original da Geology no Slideshare:
Meus Contatos:
BLOG: https://spacetoday.com.br
FACEBOOK: http://www.facebook.com/cienctec
TWITTER: hattp://twitter.com/cienctec1