fbpx

CiencTecTV Episódio 25 – Gelo na Superfície de Mercúrio

crateras_geral

observatory_150105A sonda MESSENGER da NASA forneceu as primeiras imagens ópticas de gelo e de outros materiais voláteis congelados localizados dentro de crateras ou de regiões de crateras que ficam permanentemente na sombra perto do polo norte de Mercúrio. As imagens não somente revelam a morfologia desses voláteis congelados, mas elas também fornecem uma ideia sobre quando os gelos ficaram presos e como eles evoluíram.

A duas décadas atrás, imagens de radar feitas da Terra do planeta Mercúrio revelaram que os depósitos polares consistiam de gelo de água. Essa hipótese foi confirmada mais tarde pela sonda MESSENGER por meio de uma combinação de espectrometria neutrônica, modelagem térmica e reflectometria de infravermelho. “Mas juntamente com a confirmação da ideia inicial, existe muita coisa nova para se aprender sobre esses depósitos”, disse Nancy Chabot, principal autora do artigo na revista Geology.

No video abaixo uma descrição das descobertas feitas pela sonda MESSENGER nas crateras Profokiev, Kandinsky e Berlioz. Abaixo vocês podem encontrar os posts no blog onde cada crater é tratada de forma detalhada, e por fim no meu perfil do slideshare é possível encontrar o artigo original publicado na revista Geology onde as descobertas foram relatadas. Boa diversão!!!

Errata: Eu falei no vídeo Cratera Prokofiev, mas é Cratera Profokiev, mil desculpas!!!

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/news_room/details.php?id=266

Gelo Na Cratera Profokiev:

https://spacetoday.com.br/imagens/sonda-messenger-identifica-gelo-escondido-no-interior-da-cratera-profokiev-em-mercurio/

Gelo Na Cratera Kandinsky:

https://spacetoday.com.br/imagens/vendo-na-escuridao-e-identificando-gelo-de-agua-na-cratera-kandinsky-em-mercurio/

Gelo na Cratera Berlioz:

https://spacetoday.com.br/imagens/sonda-messenger-registra-gelo-enterrado-na-cratera-berlioz-em-mercurio/

Artigo Original da Geology no Slideshare:

Meus Contatos:

BLOG: https://spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/cienctec

TWITTER: hattp://twitter.com/cienctec1

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .