fbpx

Chuva de Estrelas Sobre o ALMA

Stars Rain over ALMA
Esta fotografia, cortesia do Observatório Astronómico Nacional do Japão (sigla do inglês NAOJ), mostra uma das 66 antenas que compõem o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), situado no planalto do Chajnantor nos Andes chilenos. Por cima das antenas parecem chover estrelas sobre o local.

Este efeito é o resultado de uma exposição longa que capturou os rastros das estrelas ao longo do céu à medida que a Terra roda.

O planalto onde se situa o ALMA foi escolhido parcialmente devido à sua aridez. As ondas rádio penetram facilmente na atmosfera terrestre, mas a umidade do ar absorve esta radiação e degrada a qualidade das observações. Por isso, ainda bem que esta não é chuva verdadeira!

O ALMA é uma parceria internacional entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático em cooperação com a República do Chile.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1514a/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo