Iapetus é uma lua de contrastes extremos. As feições claras e escuras dão à lua uma distinta aparência que muito se assemelha ao famoso símbolo Yin-Yang. Os cientistas acreditam que uma migração de gelo na superfície, iniciada por um escurecimento preferencial e consequente aquecimento do hemisfério principal da lua pela queda de detritos da lua externa Phoebe, possa ser o fenômeno responsável para dar a Iapetus essa incomum e maravilhosa aparência.
A imagem acima foi feita com a câmera da sonda Cassini apontada para o hemisfério de Iapetus que fica de frente para Saturno. O norte em Iapetus está para cima e rotacionado 30 graus para a direita. A imagem acima foi feita com a câmera de ângulo restrito da Cassini, no dia 30 de Agosto de 2013.
A imagem acima foi obtida a uma distância aproximada de 2.5 milhões de Iapetus. A escala da imagem bruta é de 15 quilômetros por pixel. A imagem acima foi ampliada de um fator de 1.5.
No século 17, Giovanni Cassini observou que ele poderia ver Iapetus somente do lado oeste de Saturno e nunca do lado leste. Ele deduziu então corretamente que Iapetus está preso numa rotação síncrona com Saturno e que um lado de Iapetus é mais escuro que o outro, conclusões essas que posteriormente foram confirmadas por telescópios maiores.
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. A equipe de iamgeamento fica baseada no Space Science Institute, em Boulder, no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens visitem: http://saturn.jpl.nasa.gov ou http://www.nasa.gov/cassini . O site da equipe de imageamento da Cassini é: http://ciclops.org.
Fonte:
http://www.astrowatch.net/2013/12/cassini-sees-yin-and-yang-appearance-of.html