fbpx

Campos de Lava Monocromáticos no Vulcão Tolbachik na Rússia

tolbachik_01

tolbachik_02

observatory_150105Na luz visível (imagem superior), o fluxo de lava recente é difícil de ser diferenciado da rocha escura do Tolbachinsky Dol, um platô vulcânico na Península de Kamchatka na Rússia. A alta altitude e latitude norte do platô (bem ao norte de Moscou) preserva a paisagem deixada pelas erupções passadas. Em contraste, a lava recente se destaca claramente contra a vivida floresta e vegetação verde baixa elevação.

No próprio platô, a única cor está perto dos cumes das aberturas vulcânicas espalhadas. Os cones formam ao redor das aberturas vulcânicas e são expostos aos gases vulcânicos que escapam durante a erupção. Os gases reagem com a lava rica em ferro, essencialmente enferrujando as rochas. A Cratera Sunset no Arizona, tem esse nome devido a coloração final resultante desse processo.

A luz infravermelha e infravermelha próxima de ondas curtas (combinada com a luz verde na imagem de cor falsa inferior) destaca outro aspecto de Tolbachinsky Dol – a erupção que está acontecendo atualmente do Vulcão Tolbachik. A superfície quente brilha nos comprimentos de onda curto do infravermelho. A abertura ativa e o fluxo de lava são vermelhos brilhantes, juntamente com a lava espalhada na frente do fluxo. As superfície submetidas às altas temperaturas também brilham de forma intensa na luz infravermelha próxima, revelando um depósito de alva na abertura ativa e lava fluida no centro do fluxo.

Essas imagens foram coletadas pelo Advanced Land Imager (ALI) a bordo do satélite Earth Observing-1 (EO-1) em 6 de Junho de 2013.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=81296&src=share

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .